Informações contextuais
O Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) é o recurso operacional das Nações Unidas para compras e gerenciamento de contratos, bem como em obras civis e desenvolvimento de infraestrutura física. Centra sua ação nas áreas de seu mandato estabelecidas pela Assembleia Geral e seu Conselho Executivo, enquanto colabora com outras agências, fundos e programas das Nações Unidas em projetos conjuntos.
O UNOPS apoia os governos locais e nacionais a maximizar a eficiência do investimento público, promover a transparência, combater a corrupção e adaptar a cada país as melhores práticas disponíveis a nível mundial para reforçar as capacidades nacionais nas áreas de aquisição, infraestrutura pública e gestão de projetos.
Com mais de 8.000 funcionários espalhados por 80 países, o UNOPS oferece aos seus parceiros os conhecimentos logísticos, técnicos e de gestão de que necessitam, onde precisam. Ao implementar cerca de 1.000 projetos para seus parceiros, o UNOPS faz contribuições significativas para os resultados nessas regiões, muitas vezes nos ambientes mais desafiadores.
Na América Latina e no Caribe, o UNOPS adapta sua abordagem ao contexto local, fornecendo uma ampla gama de soluções estratégicas para melhorar os esforços dos países membros na consecução das prioridades da Agenda 2030. Além das atividades regulares, ela trabalha para preservar e valorizar recursos naturais, culturais e humanos e reduzir as disparidades como a desigualdade.
Neste sentido de atuação, o UNOPS Brasil está desenvolvendo um projeto de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública ligada ao Ministério da Educação, cuja missão é garantir as condições necessárias para os Hospitais Universitários Federais prestar assistência na atenção à saúde de acordo com as diretrizes do SUS e proporcionar condições adequadas para a geração de conhecimento de qualidade e treinamento de profissionais dos diferentes cursos universitários aos quais pertencem. O acordo visa auxiliar o fortalecimento institucional da empresa, em processos de contratação de projetos de arquitetura e engenharia para os Hospitais Universitários filiados, desenvolvendo também diretrizes técnicas, documentação padronizada, manuais técnicos e treinamentos relativos aos Hospitais de Ensino.
A Rede EBSERH é constituída pelo órgão central da empresa (Sede) e 41 Hospitais Universitários Federais (HUFs), que exercem a função de centro de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) e um papel de destaque para a sociedade. A assistência hospitalar da Rede EBSERH pode gerar significativos impactos ambientais e à saúde humana. Neste contexto, diversos instrumentos legais e normativos têm sido desenvolvidos nas últimas décadas, de modo a regulamentar o controle da poluição ambiental e fomentar a adoção de sistemas de gestão ambiental no setor de saúde.
Tendo em vista todos os desafios das atividades associadas à gestão de um hospital, a garantia da conformidade legal quanto aos quesitos ambientais pode constituir um grande desafio para os gestores hospitalares. Este desafio torna-se ainda maior em hospitais públicos, onde estão presentes diversos riscos ambientais associados às atividades desenvolvidas e à grande variedade de produtos, materiais e resíduos perigosos movimentados.
Os impactos ambientais nos hospitais podem se manifestar tanto nas etapas prévias como nas atividades realizadas durante e após a prestação de assistência à saúde. Eles decorrem do consumo de produtos, insumos e recursos naturais, bem como da geração de resíduos sólidos, rejeitos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Neste sentido, a necessidade de garantir uma gestão ambiental eficiente em hospitais vem ganhando destaque na busca por um bom desempenho econômico aliado à responsabilidade socioambiental.
Este projeto visa implementar o desenvolvimento sustentável da Rede EBSERH integrando sua sustentabilidade econômica com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, além de integrar seus centros universitários de formação de profissionais de diversas áreas com a gestão ambiental dos seus respectivos hospitais universitários.
Objetivos da contratação
O/As Especialistas em Planejamento Ambiental contribuirão tecnicamente para o aperfeiçoamento da Política de Gestão Ambiental da Rede EBSERH, em alinhamento com valor "ser sustentável para cuidar sempre" com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Brasil; implementação do desenvolvimento sustentável nas ações de Governança da Rede EBSERH; atendimento à legislação ambiental aplicável às atividades hospitalares; aprimoramento da interação na área ambiental nos hospitais universitários; e ser referência em desenvolvimento sustentável para o Sistema Único de Saúde (SUS).