Associado/a de S.S. e D. Social (HSSE) - Acompanhamento Social em Comunidades Indígenas e Quilombolas (afirmativa para indígenas e quilombolas), Multiple positions

Job categories Health, Safety and Environment
Vacancy code VA/2024/B5414/29370
Department/office LCR, ARMCO, Brazil
Duty station Multiple
Contract type Local ICA Support
Contract level LICA-6
Duration 12 meses, com possibilidades de extensão (sujeito a requisitos da organização, disponibilidade de fundos e desempenho). Contrato por retenção de serviços (Retainer)
Application period 09-Dec-2024 to 05-Jan-2025


Applications to vacancies must be received before midnight Copenhagen time (CET) on the closing date of the announcement.

Please note that UNOPS will at no stage of the recruitment process request candidates to make payments of any kind.


Expand all [+]

Informações básicas - específicas do trabalho

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia federal responsável pela execução das políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). O FNDE tem por finalidade prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para a melhoria da educação básica pública, com vistas à universalização do atendimento escolar e à melhoria da qualidade do ensino, bem como compartilhar o conhecimento que subsidia a execução das ações, projetos e programas. Dentre esses programas, o FNDE operacionaliza  o Plano de Ações Articuladas (PAR), uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino. 

Nesse contexto, o PAR apresenta indicadores definidos a partir do diagnóstico e planejamento local, para quatro dimensões:

  1. Gestão educacional;

  2. Formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar;

  3. Práticas pedagógicas e de avaliação, e

  4. Infraestrutura física e recursos pedagógicos.

Na dimensão 4, destacam-se as iniciativas de construção de obras, que se classificam em etapas, modalidades e desdobramentos. Para as etapas do Ensino Fundamental e Médio, temos as modalidades de Educação Escolar Indígena (com desdobramentos urbano e rural) e Educação Escolar Quilombola (também com desdobramentos urbano e rural).

Verifica-se que inúmeras obras indígenas e quilombolas encontram-se paralisadas ou inacabadas. Nesse sentido, o FNDE identificou os seguintes gargalos prioritários que precisam ser superados para reverter a trajetória dessas obras e fornecer a infraestrutura necessária para atingir as metas do PPA e PNE e oferecer uma educação de qualidade para comunidades indígenas e quilombolas e para a população em geral:

  • Fortalecer a gestão de processos do PAR, que tem levado à celebração de ajustes com elevado risco de resultar em obras paralisadas ou inacabadas;

  • Fortalecer a capacidade técnica e operacional das equipes de Estados e Municípios para gerenciar as obras;

  • Fortalecer a capacidade operacional do FNDE para acompanhar e apoiar as equipes técnicas de Estados e Municípios.

Neste contexto, o FNDE solicitou assistência técnica do UNOPS para aprimorar a gestão do Plano de Ações Articuladas (PAR), o fortalecimento da assistência técnica fornecida aos entes federados e a finalização de obras inacabadas para comunidades indígenas e quilombolas. A situação esperada ao término do projeto é:

  • Diagnóstico dos processos do PAR, mecanismo de avaliação de riscos e roteiro estratégico para negociação, permitindo a negociação célere e com maior qualidade de novos convênios com entes federados.

  • Modelo aprimorado de assistência técnica e convênios que estavam sob risco atendidos, permitindo melhor assistência aos entes federados e redução no número de novas obras paralisadas.

  • 120 escolas concluídas para comunidades indígenas e quilombolas, com a internalização pelo FNDE de metodologia e instrumentos necessários para o planejamento, o monitoramento, a execução e a avaliação ex post de obras futuras.

Esta chamada é feita para identificar um/a  Associada/o de Saúde, Segurança, Meio-ambiente e Desenvolvimento Social (HSSE) - Acompanhamento Social em Comunidades Indígenas e Quilombolas  para prestar serviço ao projeto Projeto de Cooperação Técnica UNOPS/24330 “Fortalecimento da gestão em infraestrutura da educação para povos tradicionais no Brasil”.

Esta é uma vaga afirmativa para indígenas e quilombolas, ou seja, apenas as candidaturas de pessoas que se identificam como indígenas e quilombolas serão aceitas. Documentos comprobatórios podem ser solicitados ao longo do processo seletivo. 


Responsabilidades funcionais Os principais temas que estruturam o acompanhame...

Requisitos de educação, experiência e idioma a. Forma&cce...

Integridade e Inclusão: Trata todos os indiv&iacu...

Contrato, nível e duração Tipo de contrato: Indivi...

Informações adicionais Sao aceitas candidaturas realizada...

APPLICATION TIPS

How to send a good application:

TOGETHER, WE BUILD THE FUTURE

UNOPS – an operational arm of the United Nations – supports the achievement of the Sustainable Development Goals (SDGs) by successfully implementing its partners’ peacebuilding, humanitarian and development projects around the world.

Our mission is to help people build better lives and countries achieve peace and sustainable development.

We are proud of our people. The UNOPS family brings together approximately 160 nationalities, represented by over 5,000 UNOPS personnel as well as some 7,800 personnel recruited on behalf on our partners. Spread across 80 countries, our workforce is rich in diversity and culture – with inclusion at its core.

We understand the importance of balancing professional and personal demands and offer several flexible working options.

Explore what we offer here.