Parceria RBM pelo Fim da Malária
A Parceria RBM pelo Fim da Malári...
Parceria RBM pelo Fim da Malária
A Parceria RBM pelo Fim da Malária é uma iniciativa sanitária global que promove a ação coordenada contra a malária por meio da mobilização de recursos, do apoio a países com endemia de malária e da criação de consenso entre os parceiros. O seu trabalho é organizado através de comités de parceiros focados no patrocínio, na mobilização de recursos e no apoio nacional/regional, cada um deles liderado por um gestor pertencente ao Secretariado da RBM. O Comité de Parceiros de Apoio Nacional/Regional (CRSPC) envolve os parceiros na coordenação do apoio adaptado aos países e regiões na implementação de programas de controlo e eliminação da malária.
O consultor trabalhará para o CRSPC da RBM no sentido de prestar apoio direcionado para a implementação de programas nacionais de controlo da malaria (PNCM), a fim de otimizar a qualidade, a eficácia e o impacto da programação nacional e regional das atividades contra a malária. O apoio será alinhado com as prioridades nacionais, refletirá o domínio nacional e será avaliado através das óticas da qualidade, da relação custo-eficácia e da administração financeira.
Apesar do progresso obtido por meio das estratégias nacionais e do apoio dos doadores, a malária continua a ser um grande desafio de saúde pública na África Subsariana. O financiamento disponível continua a ser insuficiente para atingir metas globais e nacionais e tem-se tornado cada vez mais limitado. Para aumentar o impacto, reduzir os custos e salvar vidas, é necessário otimizar os planos estratégicos nacionais (PEN) contra a malária por meio da definição de prioridades com base em dados concretos, da integração com outros programas sanitários e da concentração de atenções em intervenções com elevado impacto e boa relação custo-eficácia. Tais planos têm de ser operacionalizados em projetos com prioridades definidas e que orientem a implantação estratégica de recursos limitados.